terça-feira, 21 de julho de 2009

Parabéns Fluminense!!!!

(Luiz Victor Lopes)

Sou tricolor de coração, sou do clube tantas vezes campeão". Neste 21 de julho de 2009, o Fluminense completa 107 anos de vida. Em 1902, numa sede localizada no número 51 da Rua Marquês de Abrantes, na Zona Sul carioca, Oscar Cox, junto com Manuel Rios e Américo Couto, fundou o Fluminense Football Club, primeiro clube de futebol do Rio de Janeiro.

Nestes anos de vida, o Tricolor das Laranjeiras acumulou glórias e títulos. Destaques para a Copa Rio de 1952,
competição que reunia os melhores clubes do mundo na época, o Torneio Rio-São Paulo de 1957 e 1960, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970 (considerado o Campeonato Brasileiro de então), o Campeonato Brasileiro de 1984, a Copa do Brasil de 2007, além dos 30 títulos do Campeonato Carioca, dentre outros.

Quinto clube no Brasil com maior número de jogadores convocados para a Seleção Brasileira para disputar Copas do Mundo, o Fluminense não cansa de revelar jogadores. Em Xerém-RJ, o Tricolor mantém um Centro de Treinamento para todas as suas categorias de base, com um espaço de 130.000 metros quadrados.

Mas não foi só no futebol que o Fluminense escreveu sua história.

Conhecido no Brasil e no exterior como uma potência Olímpica, o clube coleciona títulos em diversas modalidades, como natação, basquete, vôlei e tênis de mesa. Tanto, que em 1949 o clube foi coroado no cenário internacional. Com a finalidade de reconhecer anualmente, aquele que mais fez em prol dos serviços prestados ao olimpismo e ao esporte, o Comitê Olímpico Internacional concedeu ao Fluminense Football Club a Taça Olímpica, por ser o clube um modelo de organização desportiva para todo o mundo.

Até hoje o Tricolor foi o único clube de futebol do mundo a receber a maior honraria do COI.


Com todos esses atributos em sua história o Fluminense comemora hoje pouco mais de 100 anos de vida mas carrega um peso de milênios de glórias.


Saudações!!

Um comentário: