domingo, 13 de setembro de 2009

Quanto vale um PM?

Alguém lembra daquela campanha do CREMERJ que dizia: "Quanto vale o Médico?", que acabou saindo do ar por conta de seu insucesso? (veja aqui)

A campanha teve a infelicidade de coincidir com uma série de greves, erros médicos e escândalos evolvendo estes profissionais que deveriam seguir uma "ética" e numa maioria não o fazem.

Mas o que quero falar aqui é sobre outros profissionais, os Policiais Militares... Já rodei por este Brasil e vi desde os mais severos (Paraná) aos mais incompetentes (São Paulo), mas quero relatar aqui os mais corruptos (Rio de Janeiro).

Quem roda pelo Rio a noite ou já foi parado em uma blitz sabe que os policiais cariocas são os mais corruptos do Brasil... No primeiro caso temos estes policiais abordando veículos de transportes ilegais e cobrando pedágio, ou seja, toda vez que a kombi passar pela viatura tem que pagar dois reais. Quem quiser ver, em Benfica tem uma viatura que faz isso todas as noites... Já no segundo caso temos aqueles veiculos com irregularidades que pagando o "cafezinho" podem passar... O Cafezinho varia com o seu poder de negociação, pode ser uns 50 reais ou mesmo os dois cobrados das kombis...

Certa vez eu e um amigo íamos a um Shopping encontrar o pai dele para destrocarmos os documentos dos carros, ambos estavam com o documento do carro do outro... sacaram? Bom, ao passar por uma blitz fomos parados e na hora dos documentos fomos liberados seguindo uma orientação do oficial e pagando um "cafezinho" pro policial que nos abordou... Em outra situação, eu, meu irmão e meu cunhado rebocávamos o carro do meu primo, uma viatura nos parou e de cara pediram trinta e sete reais (não sei de onde o soldado buscou o valor), com a minha negativa de pagar acabaram nos liberando e cerca de 300 metros a frente fomos novamente abordados e liberados, já que falamos que tinhamos pago aos colegas da outra viatura... e em ambos os casos saímos com veículos ilegais.


três semanas atrás, cinco conhecidos iam a um curso em Guapimirim, e ao chegarem em Magé souberam que não havia mais ónibus para aquele dia. Foram pedir ajuda aos policiais e conseguiram, mas tiveram que pagar o "combustível" da viatura... um gol bolinha que levou alem dos cinco, os dois policiais da própria viatura... conseguem visualizar? hehe... e o valor pago foi de R$14,00, em notas miúdas e moedas.

O grande problema disso tudo é que sabemos que estes policiais são facilmente pagos por qualquer um, seja um cidadão numa infração ou mesmo um bandido em atividade...

Daí pergunto:
QUANTO VALE UM PM?

Saudações!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário