quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MICO JORNALISTICO DO ANO!!!

Há algum tempo atrás apareceu a notícia de um suposto padre que proibiu uma noiva de casar pois ela estava sem calcinha e depilada.

A notícia chama a atenção e após uma simples busca no Google, é desmascarada. E é simples, pois não existe nenhuma "Paróquia Sagrada Família" na Arquidiocese de Maceió!! Também não existe nenhum "Padre Jonas Mourinho" por lá.

A falsa notícia foi criada por Fabio Flores, do Tramado por Mulheres, que é um site especializado em notícias fake. A publicação foi em 29 de junho de 2011 (leia aqui) e rapidamente rodou o Brasil! O grande problema é todos os sites que divulgaram a notícia, fizeram como se fosse verdadeira. O pior é que os ignorantes digitais (relembre) que já repassam tudo que recebem, repassaram horrorizados e aumentando a falsa polêmica como se fosse verídica.

Para aumentar a polêmica apareceu este vídeo nas redes:

O vídeo foi exibido incansavelmente nas redes sociais até que apareceu no programa Super Pop, da Rede Tv. No programa a matéria foi debatida por especialistas e até o Padre Jader, da "Igreja Católica Apostólica Renovada". Vale lembrar que esse padre por si só já é um fake... a igreja "renovada" é mais uma invenção dele (Bispo Jader) e não possui nenhuma ligação com a Igreja de Roma (Igreja Católica Apostólica Romana)!!!

Abaixo trecho do programa Super Pop que trata do assunto de forma sensacionalista:

Mas, ao assistirmos a segunda parte do programa vemos que a Luciana Gimenez e sua trupe pregaram uma peça durante todo o programa não só nos seus telespectadores, mas também no vulgo Padre Jader:


Na boa? Acho um absurdo a "brincadeira" feita pelo programa, que além dos seus, pregou uma peça em vários outros que acreditaram e principalmente, instigou o ódio contra a Igreja Católica, se deu ao trabalho de contratar um ator e fazer um vídeo e depois justificou com a matéria.

Há pouco tempo atrás o Altas Horas caiu no trote do Tramado pro Mulheres ao divulgar a matéria de uma mulher que ganhara na justiça o direito a se masturbar no trabalho (veja aqui).

Em 2001 o mico do ano ficou por conta da pseudo-apresentadora de tv, Sonia Abrãao, que divulgou durante todo o seu programa, no fatídico 11 de setembro, a foto de um turista no topo do WTC e com um dos aviões chegando para a colisão. O fato foi desmentido logo por vários canais de comunicação, inclusive pelos jornais da Globo (relembre).

O que me assusta é a deficiência ou falta de competência das equipes desses programas, que caem nos trotes como se fosse um simples usuário de internet, recém incluído-digital.

Antigamente a imprensa buscava a notícia e hoje vemos que ela a cria.

Saudações!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário