domingo, 22 de janeiro de 2012

Aloha

Durante a viagem de volta de Paraty (um final de semana maravilhoso), ouvia um cd da Legião Urbana (A Tempestade ou o Livro dos Dias) e tocou Aloha!! Essa música é demais!!

Estou no Escotismo desde 1984, e desde 1997 sou chefe Sênior. Junto com outros adultos fico com os jovens com idade entre 14 a 17 anos, e a música Aloha fala deles...fala do que sentem, do que pensam e do que sofrem... enfim, essa música é sobre eles.

Adoro estar entre estes jovens, entre estes pseudo-rebeldes!! Gosto de ouvi-los e sei que curtem me ouvir. Não sou um "chefe", acredito que seja pra eles o que são pra mim, um amigo.

É muito comum ser procurado por pais preocupados com seus filhos, na adolescência, apresentando problemas de comportamento. Numa maioria das vezes estes jovens tentem se expressar e não são ouvidos e apelam pra "rebeldia".

O importante e é o que sempre digo a estes pais é ouvi-los, escutar o que querem o que dizem. Nesta fase, na idade sênior, o jovem já sabe escolher o que quer e o que não quer, ou ao menos acredita nisso! É importante deixá-lo formar sua opinião, ao invés de se calar e tornar-se submisso, o que pode gerar problemas futuros em sua formação adulta. O grande problema é que os pais, acostumados a levá-los não compreendem que basta orienta-los, ou como esta em moda agora no escotismo, negociar com eles!!

Se ouvir é a saída, negociar é o caminho!!!

Ouçam a música e entendam a mensagem.



Saudações!!!

2 comentários:

  1. Bacana esse post!
    é engraçado...Seu trabalho junto a juventude faz com que vc nunca perca a jovialidade...rs

    ResponderExcluir